sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inflação disparou para 4,2% devido ao aumento do IVA na energia


A inflação homóloga disparou para 4,2% em Outubro, depois de ter sido de 3,6% em Setembro, sobretudo devido ao aumento do IVA na electricidade e gás natural, segundo o Índice de Preços no Consumidor (IPC) do INE.
No mês início do mês passado entrou em vigor o aumento do IVA sobre a electricidade e o gás decidido pelo actual Governo, de 6% para 23%.

Excluindo a energia e bens alimentares não transformados (a chamada “inflação de base”), a variação homóloga do IPC foi de 2,5%, mais próxima do objectivo de médio prazo de BCE para a estabilidade dos preços, que é de uma inflação próxima mas abaixo de 2%.

A inflação mensal (subida de preços face ao mês anterior) em Outubro foi de 1,1%, enquanto a inflação média dos últimos 12 meses está em 3,4%.

Se forem considerados os valores do IHPC (Índice Harmonizado de Preços no Consumidor), utilizado para comparações europeias, a inflação homóloga foi de 4,0% (face a 3% em Setembro), a mensal de 0,9% e a média anual de 3,3%.

A inflação em Portugal continua assim a afastar-se de média da zona euro, onde terá sido de 3,0% em Outubro, segundo a estimativa rápida divulgada pelo Eurostat no final do mês passado, onde não são avançados valores por país.


Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário