Comissão Europeia e Governo alemão já reagiram às medidas de austeridade ontem anunciadas por Passos Coelho.
Questionado sobre as novas medidas o porta-voz da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj Tardio, disse que Bruxelas só fará comentários quando houver uma apresentação formal do Orçamento para 2012, mas sublinha que Bruxelas está "segura da determinação das autoridades portuguesas em fazer tudo o que for preciso para alcançar as metas acordadas", que reconheceu serem agora mais exigentes, face "a recentes desenvolvimentos, como o desvio (nas contas) da Madeira".
No mesmo sentido, um porta-voz do governo alemão declarou que "no nosso entendimento, Portugal está no caminho certo". "O governo alemão encara com grande respeito a forma como Portugal e os portugueses embarcaram num caminho muito difícil para reformar a estrutura da sua economia", acrescentou o mesmo responsável, citado pela agência Reuters.
O primeiro-ministro anunciou na quinta-feira que as medidas do OE2012 visam garantir o cumprimento dos acordos internacionais, e que passam, entre outras, pela eliminação do subsídio de férias e de natal para os funcionários públicos com vencimentos ou pensões acima de mil euros por mês, enquanto durar o programa de ajustamento financeiro, até ao final de 2013.
Fonte: Sapo
Sem comentários:
Enviar um comentário