Nesta temática, a União Europeia tem sido o principal parceiro do mundo em desenvolvimento, fornecendo cerca de 55% de toda a assistência oficial internacional. O aumento da pobreza no mundo é uma das maiores preocupações para todos e os cidadãos e estes esperam uma acção eficaz da EU no seu combate, uma vez que esta tem recursos financeiros ao seu dispor e peso económico e político que podem produzir um impacto significativo. A nível mundial, é necessário repensar as estratégias para o combate no mundo pois, apesar do que já foi feito, a pobreza afecta cerca de 16% dos habitantes da Terra, o que demonstra que há ainda um longo caminho a percorrer.
E em relação ao género?
Esta é uma das problemáticas que a União Europeia e as Nações Unidas se tem preocupado, o combate pela igualdade entre mulheres e homens. Com este objectivo, a UE tem canalizado fundos que põe à disposição dos Estados, associações, empresas e outras entidades que se candidatem aos programas criados para combater as discriminações de género. Contudo, ainda se verificam acentuadas disparidades persistentes entre homens e mulheres e são dos principais entraves ao desenvolvimento humano.
O que é que poderemos fazer para melhorar a situação depauperada em que nos encontramos?
- Ter um papel activo na sociedade
- Votar
- Protestar de forma persistente
- Gerir o dinheiro
- Acabar com a corrupção
- Apostar na educação escolar dos jovens
- Ter uma sociedade informada
Em relação aos componentes do IDH em Portugal, como têm evoluído?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros factores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. Portugal subiu uma posição, para o 40.º lugar, no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2010 do relatório das Nações Unidas que avalia o bem-estar das populações de 169 países. Podemos observar através de os anos que as componentes do IDH em Portugal têm progredido, apenas não há mesma velocidade que outros países. É visível que a esperança média de vida aumentou, a taxa de analfabetização diminuiu. A nível económico, há um maior poder de compra mas também há muitas despesas. Todas estas componentes estão a evoluir, ainda que a um ritmo demasiado lento.
Sem comentários:
Enviar um comentário